segunda-feira, 21 de junho de 2010

GVVDH prestigia Cooperifa no SESC Bauru

Integrantes do Grupo contra a Violência e Violação de Direitos Humanos de Bauru prestigiaram na última quinta-feira, 17 de junho, a apresentação da COOPERIFA - Cooperativa de Cultura da Periferia no SESC Bauru.

A COOPERIFA foi criada em 2001 pelo poeta Sérgio Vaz e promove todas as quartas-feiras, em um bar do bairro Piraporinha, extremo sul da cidade de São Paulo, um Sarau em que dezenas de pessoas se reúnem para declamar textos próprios ou de autores consagrados. Quinzenamente é também realizado o projeto Cinema da Laje, que exibe filmes e documentários de todas as partes do Brasil e do mundo.

Sérgio Vaz, Márcio, Jairo, Luciana e Will brindaram os bauruenses com poesias belíssimas... provocativas, divertidas, reflexivas. Um delicioso e inesquecível espetáculo, que acabou proporcionando um grande encontro entre "cooperiféricos" e militantes de Direitos Humanos que descobriram uma incrível afinidade, sintonia e identificação por comungarem a visão de homem e de mundo e os ideias de luta.

Que esse seja o primeiro de muitos encontros!

Grande abraço e nosso muito obrigado aos amigos da COOPERIFA.



A COOPERIFA nas palavras de Sérgio Vaz:

A Cooperifa é um movimento cultural de/ para periferia. É um movimento cultural realizado e pensado sob a benção da comunidade. A Periferia é, e sempre será o motivo da nossa luta, da nossa perseverança. É um movimento criado para icentivar a leitura e a criação poética. Para pessoas que nunca tiveram contato com os livros, com a poesia. Não é um movimento de intelectuais de subúrbio, para a masturbação literária. Nem tampouco o suprasumo dos movimentos culturais que existem felizmente, aos montes, no Brasil. Ao contrário do que muitos pensam, a Cooperifa não é um movimento contra qualquer coisa que exista, seja do centro, seja de classe ou de cor, é um movimento a favor da periferia. Um movimento em prol das pessoas da quebrada, e de tantas outras que se espalham pelo país. É um movimento a favor do ser humano, do cidadão, do trabalhador, da mulher, do analfabeto, dos sem-palco, e por aí vai.

Sérgio Vaz
07 de junho de 2007, www.colecionadordepedras1.blogspot.com.
.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário