quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Terça-feira, 16 de dezembro de 2008

‘Jovem pobre é visto como problema a ser eliminado’

Professor ajuda a organizar passeata hoje no Calçadão contra a violência
Agência BOM DIA

“O jovem pobre, principal alvo da violência no Brasil, é visto pela sociedade como um problema que precisa ser eliminado”. A avaliação é do professor de filosofia da Unesp e coordenador do Grupo Contra a Violência e Violação dos Direitos Humanos de Bauru, Clodoaldo Meneguello.“Se o pobre é violento, está em situação marginal, ele aprendeu ser assim com a sociedade. Não podemos ignorar o compromisso que temos em educar esses jovens para uma formação de valores e direitos humanos que estão sendo esquecidos pela sociedade”, alerta.

Clodoaldo ajuda a coordenar a Caminhada pelo Fim da Violência à Juventude no Brasil – iniciativa que reúne entidades como o CRP (Conselho Regional de Psicologia), Núcleo pela Tolerância da Unesp, Conselho Negro, Grupo contra o Racismo e Acesso Popular.

Para se programar

O quê e onde: Caminhada pelo Fim da Violência à Juventude no Brasil – às 20h com saída da quadra 1 do Calçadão

Casos com a polícia motivam ato

O símbolo da manifestação de hoje é a morte do adolescente bauruense Carlos Rodrigues Júnior, 15 anos, que ontem completou um ano.“Carlos se tornou o ícone da nossa luta para que as pessoas se sensibilizem e se preocupem com a violação dos direitos humanos, que atinge a juventude”, salienta Clodoaldo Meneguello.

Acusado de roubar uma moto, Juninho foi morto com choques elétricos em sua própria casa no núcleo Mary Dota no dia 15 de dezembro do ano passado durante ação da Polícia Militar. Os seis PMs aguardam o julgamento pela morte do adolescente em liberdade.

O ato de cidadania vai lembrar também o caso do mecânico Jorge Luiz Lourenço, 22, morto com um tiro em um matagal também durante ação da PM em abril de 2006 na região do Mary Dota após furar um bloqueio por estar sem habilitação. Os três policiais envolvidos foram excluídos da corporação.

.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário