quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

15/12/2008 - Geral - Jornal da Cidade

Caminhada marcará um ano da morte de adolescente em Bauru

A morte do adolescente Carlos Rodrigues Júnior, 15 anos, durante ação policial em sua residência no Núcleo Mary Dota, completa um ano hoje. Para lembrar a morte do garoto, o Grupo Contra a Violência e Violação dos Direitos Humanos promoverá amanhã uma caminhada no Calçadão da Batista de Carvalho.


A “Caminhada pelo fim da violência à juventude no Brasil” está prevista para começar às 20h, com partida da quadra 1 da via. Os organizadores pedem às pessoas que desejam participar da manifestação se vestirem de branco.

Na madrugada do dia 15 de dezembro passado, os policiais militares tenente Roger Marcel de Souza , cabo Gérson Gonzaga e soldados Emerson Ferreira, Juliano Arcângelo Bonini, Ricardo Ottaviani e Maurício Delasta, foram à casa do adolescente, suspeito de ter participado de um assalto no Centro horas antes. Ele e mais um rapaz teriam roubado uma motocicleta. Os seis policiais entraram na casa da família, onde estavam o adolescente, a mãe e uma irmã. O jovem ficou trancado no quarto na companhia de policiais. De acordo com o Instituto Médico Legal (IML), o rapaz levou 15 choques elétricos, sendo um fatal. Os seis policiais que trabalharam na ocorrência foram presos em flagrante. A motocicleta roubada foi encontrada no quintal do adolescente e a vítima do roubo reconheceu Rodrigues Júnior como autor do crime. Gonzaga, Ferreira, Bonini Ottaviani e Delasta permaneceram presos no Presídio Militar Romão Gomes até abril. O tenente deixou a unidade dois meses depois. Eles aguardam o julgamento pela morte do adolescente em liberdade.

Os seis policiais também respondem por processo administrativo da PM. O Conselho de Disciplina que avaliou a conduta dos praças deu parecer favorável à exclusão de todos. Já as ações do oficial foram avaliadas por um Conselho de Justificação, que avaliou que o tenente não teria agido conforme o preconizado pela PM. No início de outubro, a Secretaria de Segurança Pública reduziu o salário do oficial a um terço e, apesar do tenente continuar fazendo parte dos quadros da PM, ele ficou temporariamente inativo e impossibilitado de vestir farda.

No convite à caminhada, o grupo destaca que em um ano mais de 46 mil jovens foram mortos no Brasil. Em Bauru, além do adolescente, também foi morto o mecânico Jorge Luiz Lourenço, 22 anos. Em abril de 2006, ele pilotava uma moto Falcon vermelha com a placa virada. Quando se deparou com a PM, fugiu em alta velocidade. Foi perseguido e baleado na cabeça num matagal ao lado da avenida Rosa Malandrino Mondelli, no Núcleo Habitacional Mary Dota.

Serviço“Caminhada pelo fim da violência à juventude no Brasil”, dia 16, às 20h, na quadra 1 do Calçadão.
.
.
.
GRUPO CONTRA A VIOLÊNCIA E VIOLAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS

convida VOCÊ para a

"CAMINHADA PELO FIM DA VIOLÊNCIA À JUVENTUDE NO BRASIL"

DIA 16 de dezembro
HORÁRIO: 20h
LOCAL: (saída) quadra 1 da Rua Batista de Carvalho.

Venha de branco e faça de seu silêncio um ato de indignação e protesto!!!

No Brasil:
46.329 JOVENS FORAM MORTOS EM 1 ANO.
Em Bauru:
CARLOS, 15 ANOS, MORREU SOB TORTURA EM DEZEMBRO DE 2007.
JORGE, 22 ANOS, FOI ASSASSINADO EM ABRIL DE 2006.
.
.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário